sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

1967 - Louvação - Gilberto Gil

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui o primeiro disco de Gilberto Gil, tanto de sua carreira como do Blog. "Louvação", lançado originalmente em 1967, traz o baiano Gilberto Gil diferente do conhecido pela Tropicália, pelo "Domingo No Parque", pelos festivais. Este disco nos mostra um Gilberto Gil com uma música mais suave, mais doce. Um ritmo tranqüilo, que nos remete os tempos de Bossa Nova, onde a música era suave para os ouvidos, ou os tempos em que Dorival Caymmi nos descrevia uma Bahia linda, maravilhosa. Enfim, pra mim, esse disco foi uma (grata) surpresa, pois esperava músicas de Gil revolucionárias, tropicalistas. Mas não. Este disco traz os primeiros sucessos de Gilberto Gil, alguns lançados no ano anterior por Elis Regina no álbum "Elis", como "Lunik-9" e "Roda". Nessa época, Gilberto Gil era mais conhecido como compositor, de músicas como, por exemplo, "Ensaio Geral", ganhadora do 5º Lugar no II Festival de Música Brasileira, da Tv Record, de 1966, na voz de Elis. Sei que estou falando muito de Elis, afinal o post é sobre Gilberto Gil. Mas é que pra mim é difícil não falar de Elis. Ainda mais quando se fala de um compositor que marcou tanto a carreira dela, como Gilberto Gil. Contudo, voltando ao homenageado de hoje, temos neste disco um repertório com músicas que valem a pena ser conhecidas e apreciadas, como "Viramundo" - também cantado com grande sucesso por Elis e Maria Bethânia -, "Beira-Mar", "A Moreninha", "Louvação" - também gravado por Elis, ao lado de Jair, no LP "Dois Na Bossa Nº 2" -, "A Rua", "Minha Senhora", "Mancada" - cantada por Elis no Festival de Montreux, em 1979 - e "Procissão". Um disco que pra mim foi uma boa surpresa. Espero que pra vocês também seja. Sem dúvida, trata-se de um disco histórico. Antológico. Demais!

1 - Louvação
2 - Beira-Mar
3 - Lunik-9
4 - Ensaio Geral
5 - Maria (Me Perdoe, Maria)
6 - A Rua
7 - Roda
8 - Rancho da Rosa Encarnada
9 - Viramundo
10 - Mancada
11 - Água de Meninos
12 - Procissão
13 - Minha Senhora
14 - A Moreninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário