sexta-feira, 25 de março de 2011

1958 - Naturalmente - Elizeth Cardoso


Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui no Blog um disco que gosto muito de nossa querida Elizete (aqui escrito com "Th") Cardoso. Dona de uma voz maravilhosa e um talento sem igual, Elizete se consagrou e é considerada por muitos (por mim, inclusive) como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Consagrada em seu antológico LP "Canção do Amor Demais", com músicas de Tom e Vinicius, lançado também em 1958, Elizete contribuiu para que a Bossa Nova tomasse proporções não imaginadas por seus protagonistas e participantes. Um sucesso que não durou apenas enquanto a Bossa Nova invadia os lares brasileiros através do rádio e da televisão, nos anos que antecederam o golpe militar de 1964. Até hoje, o disco "Canção do Amor Demais" é muito conhecido entre os amantes de boa música brasileira e considerado um dos maiores discos da história musical brasileira. Símbolo da geração que viu o Brasil construir uma nova capital e ser campeão do mundo no futebol, Elizete vivia seu maior momento de sucesso, consagração e prestígio até então. E, neste contexto, está este LP de hoje. "Naturalmente" foi gravado em fins de 1958, quando Elizete estava em seu auge até então, trazendo uma cantora mais consciente de seu potencial musical, seu talento e sua magnífica voz. Dentre as 12 faixas do disco, destaco o sucesso de "Na Cadência do Samba", música conhecidíssima de muitos, mas que não se associa a Elizeth muitas vezes, além de "É Luxo Só" (gravado por João Gilberto um ano depois, em seu LP "Chega de Saudade"), "Sozinha", "Praça Sete", "Você Voltou" e "Onde Estará Meu Amor". Um disco que mostra a grandeza de Elizete no que ela fazia com perfeição: cantar e emocionar!

1 - É Luxo Só
2 - Suas Mãos
3 - Olha-me, Diga-me
4 - Praça Sete
5 - Onde Estará Meu Amor
6 - Sozinha
7 - Na Cadência do Samba
8 - Jogada Pelo Mundo
9 - Você Voltou
10 - Pedestal
11 - Fui Procurar Distração
12 - E Nada Mais

2 comentários:

  1. Herminio Djalma Costaquinta-feira, dezembro 29, 2011

    Prezados Senhores

    A curiosidade do disco (Naturalmente), com arranjos do maestre Severino Filhos (Lider do conjunto vocal "Os Cariocas"), a a presença de João Gilberto ao violão. (Vide contra capa).
    Apenas não sei se o disco saiu antes ou depois do "Canção do Amor Demais"
    Outra curiosidade é que o João tocou o violão na gravação do disco da Elizete, no dele e toca violão na música "Chega de Saudade" no disco dos Cariocas, lançado mais ou menos na mesma época.
    Soube disso num programa da Multishow, onde o Severino Filho contou para o Chico Pinheiros, essa curiosidade.

    Herminio Djalma Costa
    djalmaherminio@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Achei esse blog enquanto procurava sobre Elizete Cardoso.
    Muito bacana a postagem!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir