quarta-feira, 1 de junho de 2011

1971 - Deixa O Trem Seguir

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, posto o primeiro disco do Blog do cantor e compositor Ivan Lins. Consagrado como um dos maiores nomes da música popular brasileira, Ivan Lins é um dos representantes da nova geração de compositores que com seu talento, suas experiências e suas preferências musicais deram uma nova cara à MPB, deixando para trás os velhos padrões musicais e criando novos arranjos, novas letras, novos temas: nova música. Esta geração, que contava (e conta ainda) com João Bosco, Aldir Blanc, Renato Teixeira, Vitor Martins, César Costa Filho, Gonzaguinha, dentre outros, influenciou e mudou o rumo da música popular para o que hoje conhecemos como MPB, tendo neles referências não só como compositores de talento, mas também em termos de instrumentos, novos arranjos, novas interpretações. Ivan Lins tornou-se muito conhecido do público quando Elis Regina gravou um dos maiores sucessos da carreira de ambos, "Madalena", transformando a carreira do compositor que ganharia ainda, no mesmo ano, o segundo lugar do V Festival Internacional da Canção, com a antológica "O Amor É O Meu País", também contida no rol dos grandes sucessos da carreira de Ivan Lins. Embora eu prefira suas canções na voz de outros intérpretes, não se pode menosprezar o trabalho deste que, sem dúvida, é um dos maiores músicos da nossa MPB em atividade. Este disco, objeto da postagem de hoje, foi lançado em 1971, sendo o 2º LP lançado da carreira de Ivan Lins como intérprete, iniciada ainda no ano anterior. "Deixa O Trem Seguir" nos traz as músicas "Me Deixa Em Paz" (gravado no ano seguinte por Elis, no LP "Elis", de 1972), "Catedral", "Deus É Dono", "Que Pena Que Eu Tenho de Você", "Depois do Fim", "Carro Abandonado", "Deixa O Trem Seguir" e "Onde Bate As Sombras do Teu Olhar". Um disco muito interessante, para aqueles que gostam e admiram o trabalho de Ivan Lins e, é claro, para todos aqueles que gostam de ouvir uma boa música. É como o nome do disco nos propõe: "Deixa O Trem Seguir"...Depois, veremos no que vai dar.

1 - Que Pena Que Eu Tenho de Você
2 - Deus É Dono
3 - Deixa O Trem Seguir
4 - Depois do Fim
5 - Catedral
6 - Para Viver O Que Eu Vivi
7 - Me Deixa Em Paz
8 - Carro Abandonado
9 - Oba
10 - Longe
11 - Onde Batem As Sombras do Teu Sorriso
12 - Oração Sobre o Mar Branco

Um comentário: