domingo, 21 de agosto de 2011

1961 - Demônios da Garoa

Oi pessoal! Sei que estou um pouco ausente do Blog, mas é a correria da semana. E que semana! Mas a partir da semana que vem postarei mais novidades, mais nomes de nossa música brasileira. Surgido na década de 1940, o então Grupo do Luar se apresentava com alguma freqüência no programa de Vicente Leporace, da Rádio Bandeirantes, sendo anunciados como os "endiabrados" do Grupo do Luar. Desta alcunha de Leporace surgiu através de um concurso entre os ouvintes da Rádio o nome definitivo: "Demônios da Garoa". Um nome que não podia ser melhor para descrever o grupo mais paulista, mais "endiabrado", da terra da garoa. Em 1949, os Demônios participaram do filme "O Cangaceiro", onde conheceram uma figura que mudaria completamente os rumos da carreira dos Demônios: Adoniran Barbosa. A partir daí, o grupo começou a gravar um sucesso atrás do outro do nosso Adoniran, sendo responsáveis pelos maiores sucessos do grupo, destacando-se "Trem das Onze", eleita em 2000 como a música-símbolo de São Paulo, "Samba do Arnesto", "Saudosa Maloca" e "Iracema". Sempre com muito bom humor, boa música e talento para cantar sambas como ninguém, os Demônios da Garoa ganharam o Brasil, ganharam o público que se identificou de forma carinhosa com o grupo que há mais de 60 anos canta e leva aos quatro cantos do Brasil o melhor da música paulistana da gema. Neste disco, gravado originalmente em 1961 pela Odeon, temos os sucessos de Adoniran "Iracema" e "Saudosa Maloca", além de "Não Emplaca 61", de Ary Monteiro e Monsueto Menezes e sucesso do ano anterior com Miltinho, "A Voz do Morro", do também sambista Zé Ketti, "Eu Quero Um Samba", de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa, "Barracão", de Ary Borges e Ary Carvalho, "Já Tem Dono", de O. Guilherme e Denis Brean, "Tu Te Da Ma", de Vanâncio e Corumba, e "Ponto de Interrogação", de Mariano Pinto e Cyro de Souza. Um disco que mostra um grupo ainda na primeira formação, cheio de boa música, bom humor e, é claro, sambas de primeira. Nem preciso dizer que este disco é maravilhoso, "original e sem carbono", e que este grupo tem um lugar especial reservado nas minhas preferências musicais, me apresentado mais enfaticamente há algum tempo pelo meu amigo Carlos, o qual dedico esta postagem.

1 - Um Copo...Uma Garrafa...Um Pente
2 - Barracão
3 - Olha o Gato
4 - Não Emplaca 61
5 - Saudosa Maloca
6 - Ponto de Interrogação
7 - A Voz do Morro
8 - Tu Te Da Ma
9 - Eu Quero Um Samba
10 - Já Tem Dono
11 - Iracema
12 - Não Bobeia Kalamazu

4 comentários:

  1. Caramba, muito bom, comecei a gostar de samba com Demônios da Garoa, foi o primeiro passo pra eu me dedicar ao cavaquinho.

    Confesso que hoje me agrada mais ouvir Adoniram, mas mesmo assim, relembrar é sempre muito bom !

    Da um pulo depois no meu blog !

    www.bandolinseafins.blogspot.com

    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Rafa! Fico espantada com a sua dedicação com o seu blog! Parabéns! está muito bom!!! Bjos Rayssa

    ResponderExcluir
  3. Diego, seu Blog é fantástico, embora ainda esteja apenas no começo. Mas é assim mesmo, logo logo estará repleto de novidades e postagens cada vez mais interessantes. Já adicionei seu Blog à lista dos recomendados; espero que aumente as visitas.

    Quanto aos Demônios, acredito que devem fazer parte da história de quase todos os paulistanos e, porque não, de muitos brasileiros, como você, que se identificam muito com o grupo, com as músicas e com o estilo.

    Não digo que prefiro o Adoniran. Adoniran pra mim é um monstro sagrado de nossa música, que cantava exatamente como compunha, do seu jeito simples e muito inteligente. Os Demônios foram os primeiros a levar a música de Adoniran aos quatro cantos do país, com sua descontração, sua alegria e seu talento.

    Pra mim, os Demônios da Garoa tem mais um significado especial. Há alguns anos fui na casa do meu grande amigo Carlos e lá escutei pela primeira vez um CD - 0 60 Anos ao Vivo - na íntegra. Adorei e, a partir daí, me interessei mais pelas músicas, pelas histórias e pela trajetória desse grupo que há mais de meio século traz à nossa música um pouco de samba de alta qualidade e muito bom gosto.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Rayssa! Que bom ler seu comentário aqui no Blog! Sim, tenho pesquisado muito e aprendido muito também sobre a nossa música brasileira e quando posso, posto aqui algumas novidades e opiniões minhas sobre os intérpretes, as músicas e as letras,além de fazer referências a momentos históricos de nossa história e relembrar fatos curiosos.

    Muito obrigado pela força! Saudades! Beijos!

    ResponderExcluir