segunda-feira, 29 de agosto de 2011

1973 - Viagem - Marisa

Oi pessoal! Nesta segunda-feira ensolarada e quente, típica de verão em pleno inverno, escolhi para postar um disco de uma cantora ainda inédita por aqui. Marisa, conhecida como Gata Mansa pelo seu jeito manso, calmo de falar (apelido este dado pelo jornalista Djalma Sampaio) foi uma grande cantora brasileira, embora atualmente não seja muito lembrada pelo público. Começou sua carreira cantando como crooner de orquestras de jazz nas noites cariocas e gravando algumas canções esporádicas, tendo como a principal delas a música "Você Esteve Com Meu Bem?", de João Gilberto e Russo do Pandeiro, em 1953, ou seja, 5 anos antes do nascimento do movimento Bossa Nova. Em 1956, conheceu a cantora Dolores Duran, substituindo-a como cantora na boate Bacará, no Beco das Garrafas; por intermédio de Dolores, Marisa conheceu alguns dos grandes nomes da Bossa Nova da época, chegando a gravar em 1958 um disco com as músicas "Chega de Saudade", de Tom e Vinicius, e o samba "Castigo", da própria Dolores, revelando-se um dos maiores sucessos de sua carreira. Neste disco, merecem destaque especial a capa, com um belíssimo trabalho artístico e as músicas "Saia do Meu Caminho", um dos maiores sucessos de Isaura Garcia, "Ta-Hi", inesquecível na voz de Carmen Miranda, "Sodade Matadeira", de Dorival Caymmi, "Doce Melodia" e "Ingênuo", além de "Viagem", "Cadeira Vazia" e "Perguntas". Um disco que mostra em grande estilo o talento e a importância que Marisa Gata Mansa tem na história da nossa música brasileira.

1 - Viagem
2 - Ta-Hí [Pra Você Gostar de Mim]
3 - Cadeira Vazia
4 - Ingênuo
5 - Perguntas
6 - Sodade Matadeira
7 - Saia do Meu Caminho
8 - Taberna da Glória
9 - Doce Melodia
10 - Romântico do Caribe
11 - Quem Chorou Fui Eu
12 - Um Dia...

2 comentários:

  1. Amo essa música...VIAGEM com Marisa Gata Mansa.Foi de muito bom gosto sua postagem.Como faço p/ouvir e compartilhar,no face e no email? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A respeito do seu comentário, segue o link do youtube com a música "Viagem", de Paulo César Pinheiro e João de Aquino, na interpretação de Marisa Gata Mansa

      http://www.youtube.com/watch?v=AfqlpKTBcc0

      Grande abraço

      Excluir