sexta-feira, 9 de setembro de 2011

2010 - Berlin, Texas - Thiago Pethit

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, dedico a postagem ao meu amigo de faculdade e matérias mil, Arthur, que foi quem primeiro me apresentou o autor deste disco fora de série que vale muito a pena conhecer: o paulistano Thiago Pethit. Com 27 anos de idade, muito talento e uma forma diferente de fazer música, Thiago Pethit pertence a uma nova safra de cantores paulistas que vêm nestes últimos anos ganhando reconhecimento do público e da crítica. E com razão. Eles representam uma nova geração de músicos que vêm renovar e reinventar nossa música brasileira, cada um ao seu estilo independente, único e particular de cantar e compor. Numa entrevista ao Saraiva Conteúdo, Thiago Pethit define de maneira bem completa e interessante seu novo disco: "Tinha uma inspiração que poderia ser um universo de vaudeville, que eram aqueles teatros bizarros. Conforme as gravações foram rolando, eu sentia que tinha uma parte das músicas com um clima meio de cabaré de Berlim dos anos 1920. Uma ou outra tinha uma cara meio texana, de saloon, de mulheres dançando can can (...)". Ou seja, entre Berlin e Texas, está o cantor com sua melancolia, sua inspiração, sua forma de ver a música, o mundo. Na mesma entrevista, Thiago conta: "Comecei a fazer música porque eu descobri que podia criar um diálogo artístico com o mundo inteiro. Moro no Brasil, o mercado é brasileiro, que fala português, muita gente não fala inglês. Mas música você entende de algum jeito (..)". Este é um dos nomes desta nova geração de músicos que com certeza ainda será muito comentado entre a mídia e o público em geral. Outro destes nomes é a cantora Tiê (tema da postagem de amanhã), que serviu de inspiração e incentivo a Thiago a gastar em torno de R$ 25.000, 00 para gravar um disco independente, com estúdio, mixagem e lançamento. Na mesma entrevista, Thiago fala que Tiê o ensinou a tocar violão e piano, além de ser sua parceira em algumas composições. Neste disco, merecem destaque as músicas "Não Se Vá", "Mapa-Múndi", "Forasteiro", "Voix de Ville", "Fuga Nº 1", "Outra Canção Tristonha", "Birdhouse", "Nightwalker" e "Don't Go Away". Um disco independente, que marca a carreira de um jovem cantor e compositor paulistano que, tenho certeza, fará muito por nossa música brasileira em termos de estilo inovador de música autenticamente e talentosamente brasileira.

1 - Não Se Vá
2 - Mapa-Múndi
3 - Forasteiro
4 - Sweety Funny Melody
5 - Voix de Ville
6 - Fuga Nº 1
7 - Outra Canção Tristonha
8 - Birdhouse
9 - Nightwalker
10 - White Hat
11 - Don't Go Away

2 comentários:

  1. Não tem como não gostar, fala aí! Thiago Pethit é sensacional. O álbum dele é muito bom! E depois que tive a oportunidade de vê-lo ao vivo virei ainda mais fã!

    Parabéns pelo Blog!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Arthur! Conheci a música de Thiago Pethit naquela aula de Gestão de Pessoas e também gostei demais deste disco quando ouvi pela primeira vez! Sensacional! Grande abraço!

    ResponderExcluir