sábado, 4 de fevereiro de 2012

1965 - Só Tinha de Ser... com Sylvio Cezar

Oi pessoal! Neste sábado de sol e muito calor, um dos mais bonitos do ano, trago um disco fantástico, de um cantor e compositor que hoje em dia é pouco lembrado pela mídia e pelas pessoas em geral. Cantor e compositor de muito talento, Sylvio Cezar ( ou Silvio César, como atualmente é conhecido) iniciou sua carreira musical cantando como crooner no famoso Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, cantando nas Orquestras de Ed Lincoln e Waldemar Spilman. Em 1960, gravou seu primeiro compacto com as músicas "Máxima Culpa", de Sérgio Ricardo, e "Manhã Sem Adeus", de Luiz Bonfá. Nos anos seguintes, gravou seus dois primeiros LPs pela gravadora Musidisc, intitulados "Amor Demais", de 1961, e "Sem Carinho, Não", de 1963. No ano seguinte, formou-se em direito pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, na época em que o Regime Militar se instaurava no país. Em 1965, lança pela gravadora Odeon o disco que é tema da postagem de hoje: "Só Tinha de Ser... com Sylvio Cezar", com sucessos consagrados da música brasileira, como "Samba do Carioca", de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, "Terra de Ninguém", de Paulo Sérgio & Marcos Valle, "Só Tinha de Ser Com Você", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, "Aleluia", de Edu Lobo e Ruy Guerra, "Prelúdio Pra Ninar Gente Grande (Luiz Vieira) / Menino Desce Daí (Paulinho Nogueira) / Menino Grande (Antonio Maria) / Menino das Laranjas (Théo de Barros)" e o sucesso do ano, defendido por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela Tv Excelsior, a música "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Dentre as demais músicas do disco, merecem destaque as músicas de autoria do próprio Sylvio: "Copacabana", "Tudo Que Você Quiser", "Viver a Vida" e seu primeiro grande sucesso, "Pra Você". Este é, sem sombra de dúvida, um disco excelente, que traz o talento de Sylvio Cezar não só como cantor, como também como compositor, em músicas que transmitem toda a efervescência musical de uma época em que a música brasileira tinha nome e sobrenome, letra e melodia, uma razão e um porquê. E este disco só podia ser de um cantor do gabarito e do talento de Sylvio Cezar.

1 - Terra de Ninguém
2 - Copacabana
4 - Aleluia
5 - Onde Está Você
6 - Arrastão
7 - Só Tinha de Ser Com Você
8 - Tudo Que Você Quiser
9 - Viver a Vida
10 - Pra Você
11 - Fica Comigo
12 - Prelúdio Pra Ninar Gente Grande / Menino Desce Daí / Menino Grande / Menino das Laranjas

Um comentário:

  1. Apesar de eu ter nascido 10 anos após, que nunca ouviu falar em Sylvio Cézar, um dos grandes nomes da MPB. Parabéns pela postagem mais uma vez.
    Sugiro um post sobre o meu primo e cantor Dalto que fez grande sucesso com Muito Estranho no início dos anos 80, além e várias outras como Anjo, Espelhos D'Água e Flash Back.

    ResponderExcluir