terça-feira, 14 de agosto de 2012

1993 - Encontro Marcado - MPB-4 Canta Milton Nascimento

Oi pessoal! Nesta terça-feira, escolhi para postar aqui no Blog um disco em homenagem a um dos maiores cantores e instrumentistas brasileiros, Antônio José Waghabi Filho, o Magro, do grupo MPB-4, que faleceu no último dia 8 de agosto em São Paulo. Sua história se mistura à história do grupo, do qual fez parte desde o início, em 1963, e à própria história da MPB. Durante a década de 1960, o grupo se firmou no cenário musical com sua formação original: Ruy (1ª voz), Magro (2ª voz e direção musical), Aquiles (3ª voz) e Miltinho (4ª voz). Neste período, o grupo se tornou conhecido nacionalmente com a participação nos festivais de música, lançando sucessos que até hoje estão na cabeça do público, como "Canção de Não Cantar", no II Festival de MPB, em 1966, "Roda Viva", apresentada com Chico Buarque, e "Gabriela", no III Festival de MPB, de 1967, dentre outras, além de lançar seus primeiros long-plays. Nos anos 1970 e 1980, o grupo continuou sua carreira de sucesso lançando diversos discos que marcaram sua música, como os LP's "Deixa Estar" (1970), "...De Palavra em Palavra" (1971), "Cicatrizes" (1972), "Dez Anos Depois (1975), "Cobra de Vidro" (1978) - com Quarteto em Cy, "Vira Virou" (1980), "Tempo Tempo" (1981), "Caminhos Livres" (1983), "4 Coringas" (1984), "Feitiço Carioca - Do MPB-4 para Noel Rosa" (1987) e "Ao Vivo - Do Show Amigo É Pra Essas Coisas (1989). No início da década de 1990, o grupo gravou o primeiro CD da carreira, "Sambas da Minha Terra" (1991), com músicas de Toquinho, Vinicius de Moraes, Zé Ketti, Dorival Caymmi e Ary Barroso, até que em 1993, gravou o álbum tema da postagem de hoje, com grandes sucessos da música de Milton Nascimento. Este disco, que na minha opinião é uma das obras-primas do MPB-4, nos mostra o talento o grupo em dar uma interpretação perfeita às músicas de Milton, como em "Milagre dos Peixes", "Sentinela", "Cravo e Canela", "Moreno", "Maria, Maria", "Fé Cega, Faca Amolada", "Paula e Bebeto", "Beco do Mota", "O Cio da Terra", "Canção da América", "Coração de Estudante", "San Vicente", "Vera Cruz" e "Nada Será Como Antes". Um disco fantástico, perfeito, tanto quanto ao repertório que sintetiza a obra de Milton Nascimento em 16 faixas muito bem escolhidas, como pela interpretação característica do grupo que soube, como poucos, dar às músicas de Milton uma nova interpretação como conjunto, como grupo, mantendo em todas elas a originalidade do compositor e a musicalidade original. Um trabalho que, na minha opinião, é um dos melhores do MPB-4, com um valor histórico e musical imenso, e que por ser um disco tão perfeito, merece aqui homenagear este artista, cantor e instrumentista que em sua trajetória musical aprendeu a encantar o público e a crítica com sua genialidade e talento. Uma homenagem do Blog da Música Brasileira ao eterno Magro, do MPB-4, da música genuinamente brasileira.

1 - Cais (Vinheta) / Milagre dos Peixes
2 - Fé Cega, Faca Amolada
3 - Nada Será Como Antes
4 - Canção da América
5 - Sentinela
6 - Coração de Estudante
7 - Cravo e Canela
8 - Vera Cruz
9 - Beco do Mota
10 - Canções e Momentos
11 - Maria, Maria
12 - Moreno
13 - O Cio da Terra
14 - Paula e Bebeto
15 - San Vicente
16 - Travessia / Cais (Vinheta)

Um comentário:

  1. Bela lembrança e grande homenagem. Eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o MAGRO em 2007, aqui no distrito de Conservatória em Valença(RJ), que é conhecida como a terra da seresta.
    O pessoal do MP4 é daqui de Niterói(RJ) e tem muito contato com os músicos da região e também com o primo do meu pai, o Dalto, cantor de grande sucesso nos anos 80.
    Infelizmente estamos aqui no planeta de passagem, mas a do Magro ficou registrado pra sempre na memória de quem gosta de uma boa música.
    Abraços,
    Lelê Garofle
    musicandocomlele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir