domingo, 2 de novembro de 2014

1966 - O Samba Vem Lá de Cima - Angela Maria

Oi pessoal! Neste domingo de finados, trago aqui no Blog mais um disco de uma das maiores cantoras da história de nossa música brasileira, a carioca Abelim Maria da Cunha, conhecida popularmente como Angela Maria (pseudônimo usado desde o início da carreira para que a família não descobrisse sua carreira de cantora). Com uma carreira belíssima de mais de 60 anos de muitas histórias, sucessos e discos, Angela Maria iniciou sua carreira cantando em rádios no Rio de Janeiro no fim dos anos 40. Em 1951, gravou seu primeiro disco pela RCA Victor, com as músicas "Sou Feliz", de Augusto Mesquita e Ari Monteiro, e "Quando Alguém Vai Embora", de Cyro Monteiro e Dias da Cruz. Com a gravação do samba "Não Tenho Você", de Paulo Marques e Ari Monteiro, bateu recorde de vendas, iniciando em sua carreira um caminho de enorme sucesso. Durante os anos 50, Angela Maria tornou-se um dos expoentes máximos de nossa música brasileira através das ondas do rádio, eleita Rainha do Rádio em 1954 (com 1.464.906 votos), um dos maiores prêmios (senão, o maior) da época para as melhores cantoras do ano, sendo noticiado pelo jornal "O Globo" da seguinte forma: "Ângela Maria assinalando uma apuração recorde de mais de um milhão de votos, inegavelmente a mais popular cantora do nosso broadcasting neste último ano, sagrou-se a Rainha do Rádio de 1954. A coroação da soberana terá lugar na próxima terça-feira, por ocasião do Baile do Rádio, a ser realizado no Teatro João Caetano". Três anos depois, Angela lançou um dos seus maiores sucessos, "Babalú" (de Margarita Lecuona), gravado posteriormente num 78 rpm pela Copacabana, que trazia do outro lado do disco a música "O Samba E O Tango" (de Amado Régis). Ainda nesta época, ganhou o apelido "sapoti" do então presidente Getúlio Vargas: "Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti". No início da década de 1960, com o advento de novos movimentos musicais e cantores no cenário musical, a música e as cantoras da era de ouro do rádio foram ficando esquecidas pelo grande público, principalmente pela juventude. Contudo, Angela Maria continuou fazendo sucesso com suas músicas e canções, principalmente entre o povo mais humilde e sua legião de fãs e admiradores. E é neste cenário que o disco "O Samba Vem Lá de Cima", gravado em 1966 pela Copacabana, traz doze sambas marcados pela interpretação belíssima e marcante de Angela Maria, com destaque para "Boêmio Na Calçada", "Janela", "Fogo No Morro", "Minha Saudade", "Prece A Um Anjo De Cor", "Palmas No Portão", "Menina, Quem Foi Seu Mestre" e "Saudade", além de "Madrugada", do sambista carioca Zé Ketti. Apesar de não ter sido lançado na fase áurea de Angela Maria, este LP traz grandes sambas, interpretados de forma brilhante pela sapoti, mostrando o seu talento ao povo que, um dia, a elegeu rainha, e que nunca se esquecerá de sua majestade. Viva, Angela Maria!!!


1 - Fogo No Morro (José Batista / Monsueto)
2 - Madrugada (Zé Ketti)
3 - Janela (Jota Junior)
4 - Saudade (Nilo Viana / Roberto Nunes / Paulo Filho)
5 - Boêmio Na Calçada (Rubens Campos / Waldemar Silva)
6 - Minha Saudade (Benil Santos / Raul Sampaio)
7 - Menina, Quem Foi Seu Mestre (Erasmo Silva)
8 - Palmas No Portão (Walter Dionísio / D'Acri Luiz)
9 - Prece A Um Anjo De Cor (Carlos Cruz / Fernando César)
10 - João Ninguém (F. Martins / A. Maciel)
11 - Agora Sei (José Garcia / Laurindo do Cabuçu)
12 - Aquele Meu Lugar (Raul Marques / Estanislau Silva / Monsueto)

Este disco pode ser buscado em https://parallelrealitiesstudio.wordpress.com/2009/09/27/angela-maria-o-samba-vem-la-de-cima-1966/

Um comentário:

  1. Olá sou mexicana e eu gosto muito da música brasileira, eu não tinha escutado a esta cantora carioca Abelim Maria da Cunha, mas achei muito boa. Eu gostei da música Janela.

    ResponderExcluir